Cozinha Vegetariana

Cozinha vegetariana

Saboreando a diversidade vegetal.

Cozinhar pratos vegetarianos significa conhecer uma abundância de receitas deliciosas. Descubra aqui novas ideias e receitas clássicas adaptadas à dieta vegetariana.

Cozinhar pratos vegetarianos traz diversidade para a mesa.
Isto porque, para satisfazer as necessidades nutricionais do organismo e compensar a ausência de carne e de peixe na sua alimentação, os vegetarianos têm à sua disposição uma grande e variada quantidade de fontes de proteína, tais como as leguminosas, os cereais, o leite e os ovos. Para além disso, há ainda inúmeras qualidades de legumes, frutas, frutos secos de casca rija e sementes que podem ser utilizadas nas receitas vegetarianas.
Assim, cozinhar vegetariano é muito mais do que abdicar de nutrientes de origem animal. É uma oportunidade para de descobrir novos pratos e sabores!


ALIMENTAÇÃO VEGETARIANA – UMA CAUSA TOTALMENTE POSITIVA

São muitos os caminhos que levam ao vegetarianismo mas seja por amor aos animais, por motivos éticos ou por motivos de saúde, a verdade é que a alimentação vegetariana tem cada vez mais adeptos.
Existem muitas doenças civilizacionais que estão, direta ou indiretamente, ligadas à alimentação.
Uma alimentação vegetariana completa tem o potencial de dar um contributo positivo para a manutenção da saúde, podendo levar a uma melhoria dos valores da pressão arterial e do colesterol.
É também mais raro os vegetarianos terem excesso de peso, o que faz com que tenham menos probabilidades de desenvolver doenças cardiovasculares e distúrbios metabólicos, como diabetes do tipo 2. Por último, a grande quantidade de legumes e frutas que consomem, garante-lhes um bom abastecimento de fibras, minerais, como o potássio, ácido fólico, outras vitaminas B, e vitamina C. Isto põe-nos em forma e garante mais energia e alegria de viver.


TORNAR-SE VEGETARIANO DE UMA FORMA SIMPLES

A adoção de uma alimentação vegetariana tem mais probabilidades de ser bem sucedida se for feita passo-a-passo.
Assim, e numa primeira fase, pode torna-se um "vegetariano em tempo parcial" através da alimentação flexitariana, na qual a carne e o peixe são reduzidos do plano alimentar, mas são, de vez em quando, saboreados de forma consciente.
À medida que o tempo for passando, pode ir introduzindo uma quantidade cada vez maior de pratos vegetarianos na sua alimentação. Isto vai permitir-lhe ir ganhando lentamente o gosto por este tipo de cozinha e vai fazer com que possa saborear as novas descobertas de uma forma descontraída, sem que esteja inutilmente sujeito à pressão de "não poder mais comer carne".


RECEITAS VEGETARIANAS RÁPIDAS 

Salada exotica de quinoa


Cozinhar pratos vegetarianos é muito simples. Esqueça as receitas trabalhosas e com ingredientes extravagantes. Na alimentação convencional, essas receitas são para ocasiões especiais. No dia-a-dia, os pratos devem ser sobretudo práticos, saborosos e devem exigir pouco tempo de preparação.

As receitas rápidas sem carne, como a Bolonhesa vegetariana, são muito populares. Mas existem muitas outras receita criativas para cozinhar de forma vegetariana, sem grande trabalho. Seja para o pequeno-almoço, para o almoço, para o jantar ou até para ingerir como snack, ao longo do dia.
Que tal, por exemplo, uma salada de cuscuz, fatias de abóbora grelhadas ou um smoothie delicioso?

 

ENTRADAS VEGETARIANAS – UMA EXCELENTE OPÇÃO PARA COMEÇAR

Peixinhos da horta


Tem visitas para almoçar ou jantar? Então, faça uma entrada vegetariana e prepare os seus convidados para os prazeres que estão para vir. Com a sua riqueza de aromas distintos, os petiscos, sopas e saladas vegetarianos encantam os sentidos de qualquer um. Além disso, são rápidos de confecionar e têm um excelente aspeto conferido pelos legumes e frutas cheios de cor.


PRATOS PRINCIPAIS VEGETARIANOS

Tortellini de Ricota e Espinafres 


A cozinha vegetariana pode ser muito criativa. A partir de ingredientes simples como batatas, legumes e cogumelos, é possível inventar maravilhosos pratos principais vegetarianos. Conforme as especiarias e guarnições utilizadas, podem surgir, num abrir e fechar de olhos, deliciosos pratos como uma salada frisada com fruta e queijo cheddar ou uns cogumelos com legumes de bolbos. Cozinhar pratos vegetarianos torna-nos curiosos e convida-nos a experimentar constantemente novas receitas e sabores. Há sempre algo delicioso para todos os gostos!



 
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